Motoristas criticam reajuste de 15% do pedágio da BR-040

A partir deste sábado (6), o valor passa de R$12,60 para R$ 14,50

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

BR-040
Reprodução/Concer

Motoristas criticam o reajuste de 15% do pedágio da BR-040, referente ao trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. A partir deste sábado (6), o valor passa de R$12,60 para R$ 14,50. A nova tarifa passa a ser cobrada nas três praças de pedágio.  

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a alteração ocorre em cumprimento à decisão judicial e é referente à variação da inflação entre junho de 2021 e junho de 2023. Ainda de acordo com o órgão, o aumento está previsto no contrato de concessão da Concer, responsável pela administração da via.  

Apesar do aumento da tarifa, quem precisa usar a via reclama do estado de conservação da pista.

O representante comercial Wander Darrieux reclama que a situação é um absurdo e que, por causa da baixa visibilidade na pista, já se envolveu em um acidente.

O motorista de aplicativo Fabio Melo conta que, na última quinta-feira (4), precisou passar pela BR 040, e que a pista estava em péssimas condições.

O caminhoneiro que se identificou apenas como Antonio questionou o aumento da tarifa. Ele conta que uma vez teve problema com o veículo e ficou por cerca de 3h esperando o reboque da concessionária.

A Concer permanece na administração da via até a publicação do edital de licitação da nova concessão no trecho entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora, o que deve acontecer neste ano. A informação é do Ministério dos Transportes.

Em fevereiro, o Superior Tribunal de Justiça concedeu uma liminar determinando a prorrogação do contrato da concessionária até a conclusão de um novo processo.

A decisão foi proferida pela presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura. O prazo foi prorrogado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) até o julgamento definitivo do processo em que a Concer discute suposto desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, sem data prevista para ocorrer.

A concessionária administra o trecho desde 1996. Inicialmente, o prazo era de 25 anos. Na Justiça, a Concer conseguiu aumentar o prazo da administração, ao alegar desequilíbrio financeiro, desde 2014, por causa de prejuízos com as obras na nova subida da Serra de Petrópolis.

A Justiça acatou um pedido da concessionária para adiar o fim da concessão de março de 2021 para 15 de fevereiro de 2023, em razão dos problemas causados pela pandemia da Covid-19. No mesmo mês, a Concer fez um novo pedido de extensão, deferido pelo TRF1 em caráter liminar.

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