Morre Silvio Santos: ícone da televisão brasileira aos 93 anos

Nascido em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro, Senor Abravanel, seu nome de registro, era o filho primogênito de um casal de imigrantes

Por Maria Eduarda Vieira

Silvio Santos
Divulgação/SBT

Morre um dos comunicadores e empresários mais respeitados do país. Fundador da emissora de televisão SBT, Silvio Santos, faleceu neste sábado (17), aos 93 anos, em São Paulo. O apresentador deixa seis filhas: Cíntia Abravanel, Silvia Abravanel, Daniela Beyruti, Patrícia Abravanel, Rebeca Abravanel e Renata Abravanel e 14 netos.

A brilhante trajetória de Silvio Santos foi tema de livros, série, filme e até mesmo enredo de escola de samba. Em 2001, a agremiação Tradição levou para a avenida do Carnaval carioca a história do apresentador.

Nascido em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro, Senor Abravanel, seu nome de registro, era o filho primogênito de um casal de imigrantes. Sua voz intensa e marcante lhe deu um convite para ser locutor ainda jovem quando trabalhava como camelô. Apesar do sucesso promissor, Silvio ficou pouco tempo no ar na rádio. Na ocasião, ele preferiu continuar vendendo produtos nas ruas, pois conseguia faturar mais dinheiro.

Silvio chegou a servir o Exército Brasileiro na Escola de Paraquedistas, mas não conseguiu ficar longe muito tempo da comunicação. Então, nessa época, voltou para o rádio acompanhando alguns programas nos seus dias de folga.

A estreia dele na televisão foi em 1960, quando esteve no comando do Programa “Vamos Brincar de Forca”, exibido pela TV Paulista. O apresentador chegou a passar por outras emissoras e rádios.

Em 1981, Silvio Santos fundou a sua própria emissora, o Sistema Brasileiro de Televisão. A personalidade carismática do comunicador rapidamente conquistou os telespectadores e o consagrou como um dos principais apresentadores de programas de auditório do país. Conhecido por seus jogos, prêmios em dinheiro e interação com o público, o apresentador esteve no comando do “Programa Silvio Santos” por mais de 50 anos.

O apresentador também apareceu nas telinhas da TV Band em diversas entrevistas para o programa “Pânico”. Sempre muito simpático e brincalhão, Silvio divertiu os apresentadores ao dar conselhos para um dos genros, Fábio Faria, no dia do casamento com Patrícia Abravanel e comentar sobre os gastos da festa.

Ainda em entrevista ao programa, o apresentador comentou sobre a relação da emissora dele com a política, afirmando que não existia nenhum envolvimento com determinado partido.

Apesar do canal de televisão não ter relações com a política, Silvio tentou se aventurar nesse meio em 1989 sendo candidato à presidência do país. Porém, a candidatura foi cassada pelo Tribunal Supremo Eleitoral. Mesmo que na época a campanha eleitoral do dono do SBT tenha sido curtíssima, a candidatura gerou bastante interesse e especulação na mídia e entre os eleitores.

Entre 2019 e 2021, Silvio ficou distante dos palcos da emissora devido à pandemia de Covid. Em 2021, inclusive, o apresentador ficou internado no Hospital Albert Einsten, na capital paulista, após ser diagnosticado com o vírus. Em julho deste ano (2024), Silvio chegou a ficar internado com H1N1.

Em setembro de 2022, após mais de 60 anos em frente às câmeras, o apresentador gravou seu último programa. Desde então, ele está longe das telinhas, mesmo sem oficializar sua aposentadoria. Com isso, as herdeiras do empresário assumiram o controle da rede de televisão e o programa que ele comandava aos domingos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.