Morre aos 97 anos Gilberto Chateaubriand, um dos maiores colecionadores de arte do país. Filho do jornalista e empresário Assis Chateaubriand, o mecenas morreu nesta quinta-feira (14), na cidade de Porto Ferreira, no interior de São Paulo. Segundo a funerária que atendeu ao chamado, Gilberto passou mal enquanto dormia, na fazenda Rio Corrente.
O corpo do colecionador vai ser transferido durante a noite para o Rio de Janeiro, onde vai ser enterrado nesta sexta (15) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. O horário da cerimônia ainda não foi divulgado.
Diplomata e empresário, Gilberto nasceu em Paris, na França, em 1925. Ex-presidente da Sociedade Amigos do Museu de Belas Artes do Rio, ele possuía uma coleção de mais de 8 mil itens. Desde a década de 1990, parte da coleção foi cedida em comodato para o Museu de Arte Moderna do Rio.
Nos últimos anos, Gilberto vinha se dedicando a fazenda no interior paulista, onde plantava laranja e cana-de-açúcar e guardava pequena parte de seu acervo. Em nota, o MAM lamentou a morte do colecionador, que deixa um filho.