Moradores reclamam da má conservação de postes em diferentes regiões da cidade do Rio. Em Madureira, na Zona Norte, ouvintes filmaram pelo menos seis postes com fios soltos em quatro ruas do bairro. O morador Juarez Correia atribui o problema à ação de criminosos que cortam cabos.
Muita ponta de fio caído, quebrado, arrebentado na verdade, por causa dessas vendas de cobre no ferro velho que eles cortam o fio, derretem e levam para os ferros joelhos. Eles sobem no poste, vão derrubar os fios, mas ao mesmo tempo eles acabam danificando a nossa internet e eles não têm noção o que é fibra óptica ou não, sai cortando qualquer coisa
Em Bangu, na Zona Oeste, a Light consertou um poste que estava com fios arrebentados e prestes a cair na Rua Catiri, após 15 dias. Segundo ouvintes da BandNews FM, foram abertos três protocolos de reclamação com a concessionária até o reparo ser realizado.
O autônomo Jefferson Lopes afirmou que a fiação que segura o poste, e não o contrário.
O que está segurando o poste lá são os fios de alta tensão lá em cima. E a hora que o fio partir, o poste vai cair. Pode ser que tenha alguém passando na hora, no momento, e não perceba. E o poste cai em cima e acaba entrando em um acidente. Há uns 15 dias eu tenho feito vídeo lá pedindo protocolo. E ninguém ajuda a gente
Em Botafogo, na Zona Sul, moradores improvisaram e prenderam os fios de um poste na Rua Rodrigo de Brito com fita durex.
Procurada, a Light afirmou que os fios de alta tensão da companhia ficam na parte de cima dos postes e que a fiação na parte baixa pertence a outras companhias, como as de telefonia e de TV a cabo e que estas empresas costumam deixar nos postes "reservas técnicas" de sua fiação, que são rolos de cabos extras que, geralmente, ficam embolados, ou enrolados.
A empresa reforçou que fiscaliza constantemente a sua rede elétrica e quando identifica alguma irregularidade, notifica as operadoras de telecomunicação para fazer as correções necessárias.
Em outubro de 2022, a Prefeitura do Rio deu início à Operação Caça Fios, para retirar a fiação que não é mais usada pelas empresas. Em dois anos de ação, 30 toneladas de fios já foram retiradas dos postes da cidade.