Moradores de Vila Isabel convivem com calçadas esburacadas em vias do bairro

As condições dos passeios têm causado acidentes com idosos

Por Gabriela Souza

A calçada fica no Boulevard 28 de Setembro
Gabriela Souza

Moradores de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, voltam a denunciar a falta de conservação das calçadas musicais do bairro, que são tombadas. Trabalhando já 30 anos em frente ao Boulevard 28 de Setembro, o camelô Flávio Alexandre conta que chega a presenciar três acidentes por dia em decorrência dos buracos e desníveis perto das ruas Sousa Franco e Major Barros.

Por causa dos inúmeros buracos nas calçadas do bairro, a aposentada Estela Marques paga uma pessoa por fora, só para empurrar a cadeira de rodas da mãe de 94 anos, quando precisa sair com ela.

Na maioria dos casos, o proprietário do imóvel, residencial ou comercial, é responsável pela reforma e conservação das calçadas. A Prefeitura do Rio deve fiscalizar a condição das vias e notificar os responsáveis para o reparo. No entanto, esse não é o caso das calçadas musicais de Vila Isabel, que são tombadas.

Atualmente a Secretaria Municipal de Conservação do Rio conta apenas com um mestre calceiteiro além de contratos terceirizados. Em nota, a Prefeitura informou ainda que uma nova turma formada na semana passada deve reforçar o trabalho, com mais cinco profissionais.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.