Moradores de vários pontos do Rio e da Baixada Fluminense enfrentam problema de falta de água. Nesta quarta-feira (31), moradores da Zona Oeste interditaram parcialmente a Avenida Brasil, na altura da Estrada do Mendanha, em Campo Grande, para protestar.
Na Baixada, os problemas mais recentes com o fornecimento de água começaram no sábado (27). Um morador de São João de Meriti que não quis ser identificado conta que têm passado por complicações e ressalta que a conta de água continua alta.
"A gente fica numa situação muito difícil porque temos duas crianças pequenas e uma tia com problemas de saúde. Um outro ponto é a questão da conta. Mesmo ficando alguns dias da semana sem água, quando a conta chega no final do mês, chega com o mesmo valor."
Na região Central da capital fluminense, comerciantes fecharam estabelecimentos temporariamente, por causa do problema no fornecimento, como conta o professor e morador de Santa Teresa, Adnré Gomes.
"É uma situação preocupante. Tenho vizinhos que estão passando mal nesse calor, quem tem condições tem que ficar comprando água, quem não tem, fica ainda mais complicado. Então realmente estamos todos muito preocupados com essa situação. É a segunda vez no mês que temos falta de água muito longa. As casas estão todas secas, o comércio está deixando de abrir por falta de água também. Os comerciantes estão dizendo que não tem condições de funcionar nessa situação, e que o comércio só vai voltar a abrir quando a água na região normalizar"
Em nota, a Águas do Rio afirmou que uma série de eventos impactou o abastecimento na Baixada e que técnicos da empresa atuaram em uma manutenção neste fim de semana. Ainda segundo a concessionária, a ação de melhoria interrompeu temporariamente o abastecimento em algumas regiões e foi concluída na manhã desta terça-feira (30).
A Rio+Saneamento, concessionária responsável pelo abastecimento na Zona Oeste, explicou que o serviço está interrompido devido a uma atuação nesta quarta-feira (31) na região da Carobinha, em Campo Grande, e que o fornecimento será restabelecido de forma gradativa após a conclusão.