Moradores de Vargem Grande, na Zona Oeste, reclamam da insegurança no bairro por causa das disputas entre tráfico e milícia. O número de ocorrências atendidas pela polícia por tráfico de drogas cresceu 248% nos sete primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período em 2022. Só neste ano, foram 115 registros na região. A informação é do Instituto de Segurança Pública.
Mortes violentas também aumentaram. Nos primeiros sete meses de 2022, foram 25 registros, contra 61 em 2024.
Em nota, a Polícia Militar afirma que as Forças de Segurança do Estado investigam e mapeiam a existência do que seria uma disputa territorial na região e que está com amplo reforço nas áreas de policiamento. A PM também pede que a população colabore através do Disque-Denúncia.
O morador Pedro Bragança considera a ação policial insuficiente perante o avanço dos criminosos.
Relato: O bairro tem sofrido com a disputa por território entre a milícia e o tráfego. Há assassinatos, tiroteios, alguns casos isolados de sequestro. Isso atrapalha muito a vida do morador, a gente já não se sente mais seguro. Para andar na rua à noite e as distâncias aqui no bairro são realmente grandes. Passou das 8h praticamente tudo deserto e eu não vejo a instituição polícia agir de forma adequada para tanto impedir a posse de um desses dois poderes paralelos quanto para garantir a segurança do bairro. A gente até vê polícia na região, mas de forma pontual.