Moradores de São João de Meriti reclamam do acúmulo de lixo nas ruas da cidade

O motivo seria falta de pagamento do 13º dos funcionários da limpeza urbana

Por Júlia Zanon (sob supervisão)

A Prefeitura começou uma mega operação de limpeza da cidade para recolher mais de 15 mil toneladas de lixo
Alex Machado

Moradores de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, reclamam do acúmulo de lixo nas ruas da cidade. O motivo seria falta de pagamento do 13º dos funcionários da limpeza urbana.

Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura começou uma mega operação de limpeza da cidade para recolher mais de 15 mil toneladas de lixo e entulho das ruas, com ajuda de mais de 50 máquinas e 200 profissionais.  

Moradores reclamam da situação.

Nós estamos largados de tanto do lixo nas nossas ruas, chega ter rato, bichos, né? E o outro prefeito saiu, deixou tudo sujo. Eu gostaria de fazer essa reclamação, porque nós não podemos viver assim, né? No meio de tanto lixo + a cidade está cheia de lixo, não está passando os lixeiros nos horários, nos dias que têm que passar, a cidade está cheia de lixo. Ele ainda deixou a cidade dessa forma, entendeu? Um absurdo, uma falta de respeito com a população.

O prefeito recém-empossado, Léo Vieira, diz que o município está com R$ 440 milhões de déficit, mas que o pagamento do 13º e dos salários atrasados dos servidores e aposentados é uma prioridade. Ainda não há uma data definida, no entanto.

A coleta de lixo, ela estava regular também pela falta de atraso dos pagamentos dos servidores, que inclusive fizeram paralisação, greve. Então agora que eu conversei com os servidores, pedi a eles uma oportunidade de a gente estar tão breve, quando entrar um recurso, fazer o pagamento que está atrasado, o tamanho dessa com o terceiro, e de ajuda nesse momento.

A aposentada Suira da Silva relata as dificuldades, diante dos atrasos nos pagamentos.

Isso nos causou muita coisa ruim não só pra mim que estou fazendo tratamento sério de bronquite desde o meio do ano que estou com a minha receita aqui que não consegui comprar e outras pessoas na mesma situação tenho meu filho especial que eu não consegui ter o prazer de comprar um presente

O prazo para o 13º do ano de 2024 era dia 20 de dezembro, o que não aconteceu. No dia 26 do último mês, funcionários chegaram a realizar uma manifestação em frente à Prefeitura.

A reportagem da BandNews FM tenta contato com gestão anterior do município de São João de Meriti.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.