Moradores de Ilha Grande relatam prejuízos devido à instabilidade de energia

Quem vive na ilha afirma que o problema é antigo e a situação sempre se repete no verão

Por Pedro Dobal

Moradores de Ilha Grande relatam prejuízos devido à instabilidade de energia
Previsão é de que as obras durem até o fim do semestre
Rovena Rosa/Agência Brasil

Moradores, comerciantes e donos de pousadas de Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, relatam prejuízos devido à instabilidade no fornecimento de energia na região, que desde 2019 é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Quem vive na ilha afirma que o problema é antigo e a situação sempre se repete no verão, mas neste ano as quedas de energia estão ainda mais frequentes. Segundo os moradores, na semana passada, faltou luz praticamente todos os dias no começo da noite e a região chegou a ficar cerca de 40 horas sem energia. O abastecimento só foi normalizado na madrugada de sábado (17).

Nilson Brum é dono de uma pousada e conta que precisou investir em energia solar para amenizar as dificuldades e, mesmo assim, perde clientes ou recebe avaliações negativas sempre que fica sem luz.

Em nota, a Enel disse que concluiu no ultimo fim de semana a reconstrução de cerca de 800 metros de rede elétrica da Ilha Grande de um total de 1.100 metros que devem ser substituídos. A concessionária afirma que fez um mutirão que instalou 23 postes e realizou podas preventivas para evitar novas interrupções. Três geradores foram colocados em serviços essenciais, como a Casa da Cultura, instalações policiais e o Corpo de Bombeiros.

A empresa diz que a modernização da rede está em fase final e vai dar mais confiabilidade ao fornecimento dos clientes da Vila do Abraão, a maior comunidade da ilha.

A previsão é de que as obras durem até o fim do semestre.

O gestor de operações da Enel, Frederico Saad, afirma que o local tem características geográficas, topográficas e climáticas desafiadoras.

Na sexta-feira (16), a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor enviou uma notificação à concessionária Enel dando um prazo de 72 horas para a empresa apresentar esclarecimentos sobre as interrupções no fornecimento em Angra dos Reis.

Como o ofício não foi respondido, a pasta diz que vai abrir um processo administrativo punitivo para apurar possíveis irregularidades.  A companhia, porém, afirma que ainda não recebeu o documento. 

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