Moradores de diferentes pontos da Zona Norte da capital fluminense relatam falta de energia após ocorrência relacionada ao sistema de Furnas na tarde desta quinta-feira (12). O problema teve início por volta de 16h15 e, além de bairros, também afetou o funcionamento de unidades de saúde, shoppings e aeroportos que ficam na região.
O Centro da capital fluminense também chegou a registrar falta de energia, com as linhas do VLT chegando a ser interrompidas. A Ilha de Paquetá foi uma das áreas mais afetadas na região. No Aeroporto Santos Dumont houve oscilação, mas sem impactos na operação local.
Na Zona Norte, na Ilha do Governador, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loretto, o Hospital Municipal Evandro Freire e o Hospital Maternidade Paulino Werneck precisaram acionar o sistema de gerador.
O Aeroporto do Galeão também registrou interrupção no fornecimento, mas a operação no terminal seguiu normalmente após o acionamento do gerador.
Na Ilha do Fundão, uma pessoa chegou a ficar presa em um elevador na Escola de Belas Artes da UFRJ. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. O Hospital Clementino Fraga Filho também apresentou picos de energia, assim como o Centro de Pesquisa da Eletrobras, que ficou uma hora sem luz.
Procurado, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para um incêndio próximo a uma subestação da Light em Cordovil.
Em nota, a Light informou que uma ocorrência envolvendo Furnas causou interrupção para trechos da Zona Norte e da Baixada Fluminense. A empresa acompanha o caso em conjunto com Frutas e Operador Nacional do Sistema.
Já Furnas afirmou que ainda apura o episódio.