A empresa de energia Enel vai ser notificada a prestar esclarecimentos para a Secretaria Nacional do Consumidor. A informação é do secretário da pasta, Wadih Damous.
Em publicação na Internet, ele informou que a concessionária pode responder à processo administrativo com possíveis punições, depois de regiões do estado do Rio de Janeiro ficarem sem luz por quatro dias, após a forte chuva que atingiu a Região Metropolitana neste fim de semana.
Um ofício foi encaminhado à Agência Nacional de Energia Elétrica.
Enquanto a situação não é completamente resolvida, moradores de Niterói e São Gonçalo e Petrópolis, na Região Serrana, e de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, enfrentam problemas como gelo mais caro, alimentos estragados e prejuízo financeiro em remédios que não estão refrigerados.
Na manhã desta terça feira, pelo menos 105 mil domicílios estavam sem energia, se somadas todas as residências dessas regiões.
No bairro Fonseca, em Niterói, moradores alegam que não receberam nenhum retorno da Enel e não conseguem mais abrir protocolo.
Em São Gonçalo, na manhã desta terça-feira (21), pelo menos 15 escolas municipais e nove postos de saúde não abriram pela falta de energia. Cerca de 4.500 alunos não tiveram aula.
Moradora do bairro Tribobó, Márcia de Souza, teve a energia reestabelecida na noite de segunda (20), depois de perder todos os alimentos da geladeira.
Para um grupo de moradores do bairro Estrela do Norte, a espera está sendo longa.
O caso é acompanhado pela Justiça do Rio, mas a concessionária alega que ainda não foi notificada. Em paralelo, o Ministério Público instaurou um procedimento administrativo para apurar as falhas da Enel.
Na Região Serrana, moradores interditaram a Serra de Petrópolis, no sentido Juiz de Fora, para protestar contra a situação.
Em nota, a Enel disse que 97% das localidades atendidas pela empresa já tiveram fornecimento de energia reestabelecido, e que equipes atuam em Niterói e São Gonçalo, onde há mais demanda. A concessionária ainda alegou que mantém canal aberto e transparente com os clientes.