Moradores e trabalhadores da Zona Sul do Rio relatam a sensação de insegurança na região em dias de praias cheias e calor intenso.
Depois de uma tarde com temperaturas que passaram dos 43 graus no Rio de Janeiro, a quinta-feira (28) foi mais um dia de confusão na volta para casa.
Motoristas flagraram dezenas de jovens correndo no túnel que liga Copacabana a Botafogo e no entorno do shopping Rio Sul.
Alguns grupos foram acompanhados por policiais militares até embarcarem nos ônibus. Coletivos em direção à Zona Norte chegaram a circular com a escotilha de ventilação aberta e pessoas no teto.
Um agente do Segurança Presente chegou a usar um bastão para tentar impedir que um homem entrasse sem pagar, mas ele conseguiu forçar a porta e seguir a viagem normalmente.
O comerciante Antônio Pereira Pimenta trabalha no ponto de ônibus próximo ao shopping há seis anos e critica a rotina de violência, principalmente em dias de calor.
Quem costuma frequentar a região pede mais segurança.
A Polícia Militar diz que intensificou o patrulhamento e, por isso, conseguiu evitar ocorrências mais graves, como os arrastões que são comuns em dias de praias lotadas. O batalhão da região afirma que colocou todo o efetivo nas ruas e ainda recebeu um reforço de 50 policiais.
Na semana passada, no feriado da Consciência Negra, um grupo de jovens fez um arrastão e roubou celulares. Dois adolescentes envolvidos no crime foram apreendidos.
Para tentar coibir a criminalidade, a Prefeitura e o Governo do Rio já iniciaram a Operação Verão, que reforça o policiamento e a fiscalização no entorno das praias no período de maior movimentação na orla.
Segundo o Instituto de Segurança Pública, o número de roubos de rua na cidade do Rio cresceu 21% neste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O batalhão da região afirma que colocou todo o efetivo nas ruas e ainda recebeu um reforço
Reprodução