Moradores da Zona Oeste denunciam cheiro forte nas lagoas de Jacarepaguá

Além de chamar a atenção, a situação causou preocupação a quem mora na região

Por Daniel Henrique

Lagoa Jacarepaguá
Reprodução

Moradores da Zona Oeste do Rio relatam cheiro forte e aspecto barrento na água das lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá. Além de chamar a atenção,a situação causou preocupação a quem mora na região.

Desde segunda-feira (20), frequentadores dos locais também observaram a presença de peixes mortos.

Segundo o biólogo Mario Moscatelli, a situação foi provocada pela ressaca do mar durante o fim de semana. De acordo com o especialista, a água do oceano, que é mais pesada, entra e remexe o fundo das lagoas, liberando os gases metano e sulfídrico, que causam o cheiro e o aspecto diferenciado.

 "O fundo dessas lagoas é um fundo pútrido, tanto por conta do esgoto, quanto por conta do aporte de resíduos sólidos. Quando há uma ressaca, o que por um lado é ótimo porque tá trazendo oxigênio pra essas águas pouco oxigenadas, no entanto tem o contraponto, que é o remeximento desse fundo pútrido. Há uma explosão de gases extremamente nocivos e durante a maré baixa, quando a água escoa das lagoas em direção ao mar, tem uma baixa do nível de oxigênio, o que pode acarretar em uma baixa do nível de oxigênio, o que pode acarretar pequenas mortandades de peixes."

 Após relatos de moradores e frequentadores, Instituto Estadual do Ambiente vai realizar vistoria na Lagoa da Tijuca

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.