Monica Benicio critica proximidade de Eduardo Paes com os irmãos Brazão

A declaração foi dada pela vereadora durante abertura da sessão da Câmara Municipal do Rio, nesta terça-feira (26)

Por Giovanna Faria

Monica Benicio critica proximidade de Eduardo Paes com os irmãos Brazão
Marielle Franco e Mônica Benício
Reprodução/Instagram

A vereadora Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, critica a proximidade do prefeito Eduardo Paes com os irmãos Brazão, acusados de serem os mandantes do assassinato da parlamentar e do motorista Anderson Gomes, em 2018. A declaração foi dada durante abertura da sessão da Câmara Municipal do Rio, nesta terça-feira (26).  

Vídeos antigos gravados em eventos políticos mostram Paes elogiando e manifestando apoio à família Brazão. Além de Paes, o governador do Rio, Cláudio Castro, já destacou positivamente a atuação dos irmãos na Zona Oeste do Rio. 

No último domingo (24), o deputado federal Chiquinho Brazão, o conselheiro do Tribunal de Contas Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa, que era chefe da Polícia Civil na época do crime, foram presos pela Polícia Federal.  

Em discurso na Câmara, Monica Benicio afirmou que nenhuma luta vai avançar, enquanto quem diz defender a democracia ainda mantiver relação com os mandantes do assassinato. A vereadora disse ainda que o prefeito Eduardo Paes "joga dos dois lados".

 “O prefeito Eduardo Paz, inclusive, já que tem tanta estima pela família Brazão, pode agora nos contar e contar aos cariocas como é jogar dos dois lados. Essa luta não avançará a partir de alianças com quem diz defender a democracia, mas mantém relação com quem mandou matar Marielle”.

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura do Rio exonerou oito funcionários da Secretaria Municipal de Ação Comunitária, que era chefiada por Chiquinho Brazão até fevereiro deste ano. Ele foi indicação do Partido Republicanos. Brazão deixou o cargo quando começaram a surgir informações sobre a investigação do envolvimento dele na morte de Marielle. No lugar, entrou Ricardo Martins David, conhecido como Ricardo Abrão, que foi um dos exonerados nesta terça, e é suplente de Chiquinho na Câmara dos Deputados. Abrão é sobrinho do contraventor Anísio Abraão David.

Quem assume a pasta é Marli Peçanha, que deixa de ser subprefeita de Jacarepaguá. Henrique Nunes da Fonseca passa a ser subprefeito.

Outros sete funcionários da Secretaria de Ação Comunitária foram demitidos: Roberto Peçanha Fernandes, Hugo Duarte Barbosa, Luiz Claudio Xavier dos Reis Junior, Washington Vicente Nascimento, Luis Alberto Marques Kede, Claudio Torres Carvalho e Zélio Ricardo Perdomo Portugal.

Segundo a Prefeitura do Rio, as mudanças aconteceram por decisão da nova secretária, que tem autonomia para reformular o quadro, e também, porque todos os nomes tinham sido indicações do Partido Republicanos, que deixou o governo, de acordo com o Município. A Prefeitura não comentou as declarações de Monica Benicio.

A BandNews FM aguarda posicionamento do Republicanos.

Já o Governo do Rio emitiu uma nota no fim de semana falando que a participação de agentes públicos na morte de Marielle e Anderson será rigorosamente apurada. A reportagem procurou novamente o estado, após as declarações de Monica Benicio, mas ainda não teve resposta.

Mais notícias

Carregar mais