Ministro do STF Gilmar Mendes diz que Lava Jato virou projeto de poder

Declaração foi dada nesta segunda-feira (13) durante evento na Associação Comercial do Rio, após o magistrado ser questionado a respeito de falas do presidente do STF

Gustavo Sleman

Ministro do STF Gilmar Mendes diz que Lava Jato virou projeto de poder Divulgação
Ministro do STF Gilmar Mendes diz que Lava Jato virou projeto de poder
Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirma que o processo da Lava Jato se tornou um projeto de poder. A declaração foi dada nesta segunda-feira (13) durante evento na Associação Comercial do Rio, após o magistrado ser questionado a respeito de falas do presidente do STF.

Na última sexta (10), Luiz Fux disse que embora decisões da Lava Jato tenham sido anuladas formalmente anuladas, os R$ 50 milhões apreendidos em malas em Salvador, em 2017, eram verdadeiros.

Na época, o Ministério Público apontou que o dinheiro de propina estava sendo escondido pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima e pelo ex-deputado Lúcio Vieira Lima.

Na análise de Gilmar Mendes, em momento algum os casos de corrupção descobertos durante as investigações foram questionados. No entanto, ele ponderou pontos revelados pela 'Vaza-Jato', envolvendo Sergio Moro e o então promotor Deltan Dallagnol.

O ministro também afirmou que imparcialidade é fundamento. Para Gilmar Mendes, não se combate crime cometendo crime. O magistrado também disse que a corrupção tem que ser contida dentro dos marcos legais.  

No evento no Rio, Gilmar Mendes também comentou sobre o caso do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Philipps. Para o ministro do STF, é necessário um maior empenho para a fiscalização de áreas como a região do Vale do Javari, no Amazonas, onde os dois desapareceram.

O magistrado evitou falar sobre a polêmica envolvendo o Ministério da Defesa e as eleições. Gilmar Mendes se limitou a dizer que as Forças Armadas e o Tribunal Superior Eleitoral sempre trabalham lado a lado.

Nesta segunda (13), o ministro recebeu da Associação Comercial do Rio a comenda Bicentenário Visconde de Mauá, considerada a maior honraria concedida pelo órgão. No almoço com empresários, Mendes realizou uma palestra.

Mais notícias

Carregar mais