O ministro da Fazenda, Fernando Haddad disse que o Brasil tem uma tributação desorganizada e que a solução é a realização de reformas, principalmente a tributária que na avalição dele um impacto muito grande na produtividade. Haddad afirmou e que é necessário endereçar essas reformas e fazer o país crescer. Caso contrário, as tensões vão se acirrar novamente.
A declaração do ministro foi durante uma agenda no Rio nesta quinta-feira (20), onde ele participou de uma reunião Inaugural Iniciativa do Mercado Financeiro, que tem como objetivo debater propostas do governo e da sociedade para o avanço do sistema financeiro.
Haddad também voltou a defender o projeto para tributar fundos de alta renda. A expectativa é de que o texto seja enviado para o Congresso em agosto já que ele seria incluído na proposta de Orçamento de 2024.
O ministro da Fazenda defendeu ainda a importância da alteração das regras para que o Brasil dê fim ao que ele classificou como caos econômico e questionou qual outro país do mundo tem um Marco Fiscal melhor que o do Brasil.
Fernando Haddad também elogiou a maturidade do Congresso Brasileiro e afirmou que é preciso criar um ambiente de concordância entre Legislativo, Executivo e Judiciário. Haddad disse que, entre os anos de 2013 e 2022, o Brasil viveu anos de exasperação e avalia que, agora, é um momento de reconstrução.