O Ministério de Portos e Aeroportos afirma que não há nenhuma alteração na portaria que trata sobre a limitação operacional de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. A medida foi estabelecida em janeiro deste ano.
Apesar disso, a pasta deve realizar uma avaliação, no ano que vem, para verificar a viabilidade de ampliação na movimentação de passageiros no terminal. Segundo o Ministério, a ação atende a uma orientação do Tribunal de Contas da União.
Nas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o deputado federal Pedro Paulo criticaram a possibilidade de mudanças. O parlamentar afirmou que o que está em jogo é a viabilidade do Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, na Zona Norte.
Em nota, a Fecomércio argumentou que eventuais mudanças podem significar um retrocesso "fatal para a economia e o turismo do Rio".
Desde a restrição operacional no Santos Dumont, a movimentação de turistas nos aeroportos do Rio teve aumento de 4,5%, enquanto a movimentação de cargas cresceu 25%.