O Ministério de Portos e Aeroportos afirma que o programa de passagens aéreas "Voa Brasil" vai ser lançado apenas a partir de junho. O novo adiamento acontece por causa da tragédia climática no Rio Grande do Sul. A declaração do ministro Silvio Costa Filho foi dada durante entrevista coletiva no programa "Bom Dia, Ministro", na manhã desta quarta-feira (22).
O Voa Brasil é um projeto do Governo Federal que pretende garantir o acesso de parte da população brasileira a viagens aéreas com tarifas mais acessíveis. A ideia inicial era colocar a iniciativa em prática em janeiro. No entanto, o lançamento foi adiado por um mês e teve uma nova data anunciada para depois do Carnaval.
O ministro Silvio Costa Filho disse que o projeto está pronto, mas ainda falta resolver alguns detalhes com o Ministério da Casa Civil.
"A ideia do Voa Brasil, você sabe que foi lá atrás apresentada pelo ex-ministro, Márcio França, que eu tenho muito respeito, e esse processo foi sendo discutido internamente. Ele está pronto, a gente está construindo com a Casa Civil alguns detalhes. A gente estava para apresentar agora nesse período, mas por conta da da situação do Rio Grande do Sul, todo o esforço nosso de toda a equipe ministerial é nesse momento emergencial atender mais o Estado do Rio Grande do Sul. A gente espera que agora no mês de junho a gente retome essa discussão.
O programa Voa Brasil vai beneficiar inicialmente apenas aposentados que recebem benefícios de até dois salários mínimos, o que representa 22 milhões de brasileiros, segundo o Governo Federal. Em seguida, os estudantes do Prouni que nunca andaram de avião ou que não tenham voado nos últimos 12 meses serão beneficiados.
No site oficial do Ministério de Portos e Aeroportos há um alerta sobre ligações falsas e mensagens de texto solicitando depósito em dinheiro para inclusão no Voa Brasil.