Ministério da Saúde deve trocar responsável pelos hospitais federais do Rio

Os hospitais sofrem com problemas como déficit de profissionais, desabastecimento generalizado e redução no orçamento de insumos

Por João Videira (sob supervisão)

Ministério da Saúde deve trocar responsável pelos hospitais federais do Rio
Nísia Trindade descartou à jornalistas fatiar a gestão
Marcello Casal Jr | Agência Brasil

O Ministério da Saúde deve trocar o comando do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), responsável pelos hospitais federais do Rio de Janeiro. Segundo apurou a BandNews FM, a atual diretora, Cida Diogo, atua de modo provisório e relatou a aliados desinteresse em seguir no posto.  

Ela foi indicada ao cargo após uma série de notícias sobre o estado de precariedade da rede que engloba seis unidades: Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores. Os hospitais sofrem com problemas como déficit de profissionais, desabastecimento generalizado e redução no orçamento de insumos.

Para assumir as rédeas, um dos nomes ventilados em Brasília é o da médica Teresa Navarro Vannucci, servidora de carreira do Hospital Federal do Andaraí desde 2005 e Subsecretária Municipal de Saúde no Rio de Janeiro.

Na terça-feira (23), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, descartou à jornalistas fatiar a gestão entre o estado, o município e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A questão foi noticiada na imprensa e alvo de uma ofensiva de servidores que manifestaram oposição à eventual medida.  

Segundo Nísia, o governo não abrirá mão de coordenar um programa de reconstrução dos hospitais e fará isso dentro da visão do SUS.

A ministra também anunciou a prorrogação por mais 30 dias dos trabalhos de um comitê destinado a discutir a reformulação da rede, instalado no dia 18 de março.  

De acordo com Nísia, está sendo gestada uma portaria que definirá itens comuns para as compras centralizadas da rede municipal de saúde.

Enquanto a troca não é formalizada, Cida Diogo atua provisoriamente na gestão hospitalar. Nesta quarta-feira (24), às 15 horas, ela tem encontro marcado com o número dois do ministério, Swedenberger Barbosa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais