Especialistas apontam que os grandes volumes de chuvas que atingiram diferentes regiões do Rio de Janeiro estão relacionados com a passagem de uma forte frente fria pelo litoral fluminense, que ativou a chamada circulação marítima.
De acordo com meteorologistas ouvidos pela reportagem da BandNews FM, o temporal, que seguiu por várias horas consecutivas e de forma intensa, foi provocado por um vento mais intenso soprando do mar para o continente, que injetou grande dose de umidade nas áreas costeiras e que acabou represado pelo relevo.
O Instituto Nacional de Meteorologia chegou a emitir um alerta sobre as fortes chuvas no Rio de Janeiro. Grande parte do estado foi classificado sob alerta vermelho, que representa grande perigo. O panorama ocorre devido ao risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamento de encostas e em áreas de risco.
Desde a sexta-feira (1º), cidades como a capital fluminense, Mesquita, Nova Iguaçu, Paraty e Angra dos Reis foram afetadas por deslizamentos, desmoronamentos e alagamentos.