EXCLUSIVO: Menos de 50% das obras de pavimentação da Linha Vermelha estão concluídas

A Construtora Metropolitana pediu prorrogação do prazo até o dia 22 de dezembro

Por João Boueri

EXCLUSIVO: Menos de 50% das obras de pavimentação da Linha Vermelha estão concluídas
BandNews FM flagrea buraco na Linha Vermelha
João Boueri/BandNews FM

Obras de pavimentação na Linha Vermelha chegaram a apenas 40% do previsto em 13 meses. A estimativa da construtora responsável pelo serviço é finalizar os 60% restantes em três meses, a partir de outubro. No entanto, no meio do ano, a empresa culpou o período de chuvas para prorrogar as obras, incluindo o mês de outubro de 2023.

A três meses do término do prazo das obras de recapeamento da Linha Vermelha, no trecho entre a Ilha do Governador, na Zona Norte, e a Baixada Fluminense, o serviço de pavimentação ainda não chegou na metade do previsto. A informação consta no cronograma atualizado da Construtora Metropolitana.

As obras começaram em agosto do ano passado. O prazo inicial para finalização era em julho. No entanto, a empresa pediu prorrogação até o dia 22 de dezembro. 

A justificativa foi o elevado volume de chuvas entre agosto de 2023 e abril de 2024. Segundo o documento, o tempo instável prejudicou o serviço de aplicação de asfalto nos dias de chuva e nos dias seguintes.

Segundo o cronograma obtido pela reportagem, a pavimentação da Linha Vermelha está em 40%, da mesma forma que o cronograma de julho indicava. 

A estimativa é que em outubro a pavimentação esteja em 50%. No mês seguinte, 70%. E, em dezembro, a construtora finalizaria o restante.

Apesar da estiagem, o que pode favorecer o trabalho de pavimentação, no momento, os trabalhos se concentram na instalação das defensas metálicas e recuperação de muretas.

Para o professor do Depto. de Construção Civil e Transportes (DCCT) da Uerj Leandro da Rocha Vaz, o ideal para realizar uma obra de pavimentação é que ela seja realizada em um tempo seco, sem chuvas, como no atual período. 

Outra coisa que é importante também é que esse serviço seja executado em período seco. A massa asfáltica é produzida na temperatura muito elevada, mais de 100 graus, e é executada nessa temperatura. Então a chuva prejudica extremamente a condição de execução dessa massa asfáltica. Então o ideal é que seja feito sempre em período seco

O serviço de iluminação pública saiu de 20% para 40% em dois meses. 

Na manhã desta segunda-feira (23), a reportagem da BandNews FM flagrou juntas de dilatação irregulares, buracos e falta de recapeamento em alguns trechos da extensão estadualizada.

Além disso, um bueiro estava sem tampa próximo à entrada da Rodovia Presidente Dutra. Ao lado, um outro estava desnivelado com a faixa de rolamento. 

O valor do contrato é estimado em mais de R$ 70 milhões.

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem, responsável pelo trecho da Ilha do Governador, até a Baixada Fluminense, disse que a previsão de conclusão das obras da Linha Vermelha permanece para dezembro de 2024, e que uma equipe vai analisar os bueiros citados. 

A Construtora Metropolitana disse que, devido a dificuldades relacionadas à mobilização e produção em uma via pública com as características específicas da Linha Vermelha, de alta velocidade e um dos principais acessos ao Rio de Janeiro, o prazo foi prorrogado até dezembro, em acordo com o DER.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais