A menina Heloisa dos Santos, que iria completar quatro anos nesta terça-feira (31), foi homenageada pela ONG Rio de Paz. Uma placa com o nome da criança foi colocada no memorial da instituição, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio.
O espaço existe desde 2015, com objetivo de denunciar vítimas da violência. Heloisa foi morta durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal, no mês passado.
Segundo a ONG, ela é decima segunda criança homenageada só esse ano.
O articulador social da entidade, João Luiz Silva, afirmou que espera que as autoridades apresentem propostas da redução de letalidade, e das políticas públicas não sejam baseadas em confrontos.
Heloísa foi baleada quando a família passava pelo Arco Metropolitano, na Baixada Fluminense. Ela chegou a ficar nove dias internada mas não resistiu.
Durante internação, 28 agentes da PRF estiveram na unidade de saúde. Segundo Ministério Público Federal, que investiga o caso, a conduta dos servidores demonstrou, na época, uso indevido de força.
Os três policiais envolvidos na abordagem seguem afastados das funções. Eles tiveram o pedido de prisão negado pela Justiça.