Tomou posse nesta terça-feira (23), no plenário da Câmara do Rio, o vereador que vai ocupar a cadeira que pertencia ao ex-vereador Gabriel Monteiro (PL), que teve o mandato cassado, na última quinta-feira, por quebra de decoro parlamentar.
Matheus Floriano (PSD), de 38 anos, se declara como um político conservador de centro. Ele é filho do ex-deputado Francisco Floriano.
Nesta terça, antes da posse, o político comentou sobre a expectativa em relação ao cargo de vereador, de poder trabalhar com transporte, saúde e educação. O parlamentar prometeu, como diferencial, discursos sem polarização.
Matheus Floriano também comentou sobre a informação do Ministério Público do Rio, de que, entre fevereiro e julho, ele recebeu R$ 51 mil e 400 da Fundação Ceperj, que é investigada por possível esquema de cargos fantasmas do Governo do Rio. Segundo o vereador, foi tudo feito dentro da legalidade.
O parlamentar ocupava um cargo na Secretaria Estadual de Trabalho, foi exonerado em dezembro de 2021 e assumiu o novo posto no Ceperj neste ano.
O vereador Chico Alencar (PSOL), que foi o relator do processo que pediu a cassação do mandato de Monteiro, também discursou após a cerimônia e destacou a quase unanimidade na votação, que teve 48 votos a favor. Os dois contras foram de Monteiro e do vereador Chagas Bola, do União Brasil.
Nesta terça-feira (23), Gabriel Monteiro perdeu um recurso na Justiça que tentava a suspensão de processo de cassação dele.