A Marinha implementa a Operação "Lei Seca Marítima" em locais estratégicos com grande movimentação de embarcações no Rio de Janeiro.
A ação vai ocorrer ao longo de todo o ano, mas deve ser intensificada em épocas de maior movimentação no turismo náutico.
Nesta segunda-feira (16), a iniciativa passa a acontecer de forma integrada à Operação "Navegue Seguro". Segundo a Marinha, o objetivo da medida é intensificar a fiscalização e orientação do tráfego aquaviário durante a alta temporada.
Na Operação "Lei Seca Marítima", são verificados os documentos das embarcações e dos condutores, que realizam o teste de alcoolemia. Os agentes também inspecionam os itens de segurança e salvatagem das embarcações. Cerca de trinta militares são empregados em cada ação, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
A operação começou no dia 7 de dezembro, na região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. De acordo com a Marinha, outros locais com grande movimentação de embarcações devem ser abrangidos pela ação, incluindo a Ilha da Gigoia, a Urca, a Enseada de Botafogo, a Praia do Flamengo, na capital fluminense, e também a Lagoa de Itaipu, a Praia de Itaipu e a Enseada de Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana.
A operação começou no dia 7 de dezembro, na região da Barra da Tijuca
Divulgação/Capitania dos Portos do Rio de Janeiro