A CET-Rio afirma que as vias que são bloqueadas em dias de jogo no Maracanã, na Zona Norte do Rio, são definidas a partir da análise dos órgãos de segurança de cada partida. A informação foi dada após moradores da região voltarem a reclamar das interdições.
Segundo a Polícia Militar, os jogos são classificados por bandeiras de cores diferentes. Em caso de bandeira vermelha, por exemplo, as ruas no entorno do estádio são fechadas 3 horas antes.
Quem mora no bairro afirma que enfrenta dificuldades para chegar em casa depois do trabalho por conta do engarrafamento. De acordo com os moradores, as autoridades interditam vias demais e com muito tempo de antecedência, o que prejudica o trânsito.
Uma ouvinte, que preferiu não se identificar, conta que frequentemente a Uerj tem as aulas canceladas em dias de jogos, já que os estudantes não conseguem chegar na aula devido ao trânsito e as interdições na região.
Em nota, a CET-Rio informou que elabora o planejamento de tráfego das intervenções viárias no entorno do Estádio do Maracanã com base nas solicitações dos órgãos de segurança em reuniões operacionais realizadas com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos no evento.
Procurada, a Polícia Militar disse que que a interdição em grandes eventos é realizada por questões de segurança pública e para garantir o bem-estar dos participantes. A corporação ainda ressaltou que existem jogos em que as vias são interditadas apenas 2 horas antes, trazendo o mínimo de transtorno possível ao trânsito da cidade, e aos moradores do arredor do Maracanã.