
As manobras perigosas, como empinar moto e a alta velocidade, são os principais fatores que causam graves acidentes durante os "rolezinhos", onde centenas de motociclistas saem pilotando pela madrugada em vias expressas. Além da cidade do Rio, o movimento acontece em cidades de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.
A BandNews FM conversou com um estudante de administração, que preferiu não ser identificado. Ele costumava participar dos rolézinhos durante toda a madrugada de quinta para sexta-feira, e se acidentou há um ano e meio atrás, na Linha Amarela, no trecho de Bonsucesso, na Zona Norte.
Ele contou sobre o acidente e que hoje tem outra mentalidade em relação a prática.
Os acidentes com motos envolvendo rolézinhos se estendem para outras cidades do Brasil. Durante o Natal, um jovem de 19 anos morreu, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo, após participar de um rolezinho.
Segundo especialistas, a falta de habilitação para pilotar motos também contribui para o aumento no número de acidentes. O especialista em trânsito, Rodolfo Rizzoto, afirma que é necessário mais fiscalização dos órgãos de segurança para coibir as práticas.
De acordo com o Sistema Nacional de Trânsito, 58% dos condutores de motos não possuem habilitação.