Mancha na praia de Copacabana é problema recorrente, dizem moradores

A marca de água suja começou a ser vista na altura da Rua Santa Clara, após chuvas que atingiram a cidade, e era possível sentir forte cheio de esgoto

Andrezza Buzzani

Mancha foi vista nas areias da praia de Copacabana
Reprodução

A enorme mancha de água suja que apareceu na areia da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, é um problema recorrente no bairro, segundo moradores que reclamaram mais uma vez da situação nesta quinta-feira.

A cena começou a ser vista na altura da Rua Santa Clara, ainda na noite desta quarta-feira (4), após a chuva que atingiu a cidade.

O vazamento, que saiu de uma galeria de água pluviais, chegou até a beira do mar. Além da coloração, era possível sentir um cheiro forte de esgoto.

O trabalho de limpeza foi finalizado na manhã desta quinta-feira (5) por equipes da concessionária Águas do Rio e da Prefeitura. Máquinas foram usadas para encobrir toda a mancha com a areia da praia.

A Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário da região, informou que todas as elevatórias de esgoto da concessionária estão em pleno funcionamento.

Sobre a recorrência do problema, a concessionária disse que desde que assumiu a operação, em novembro do ano passado, tem atuado em conjunto com o Município, na investigação das causas e definição de medidas para solução do extravasamento de água pluvial na orla de Copacabana e Ipanema.

O biólogo ambientalista Marcello Mello acredita o problema tenha origem na ruptura do sistema de tratamento de esgoto.

O consultor ambiental Luiz Renato Vergara diz que o esgoto que vem de ligações clandestinas acaba extravasando junto com a vazão da água da chuva.

O Instituto Estadual do Ambiente afirmou que não tem gerência sobre as galerias de águas pluviais, mas informou que monitora semanalmente os índices de balneabilidade da Praia de Copacabana.

Sobre a limpeza da areia, a concessionária Águas do Rio informou que o trabalho que foi feito atende as medidas de contingência recomendadas. O INEA disse que a praia de Copacabana possui saídas de galerias de águas pluviais que, na ocorrência de grande quantidade de chuvas, extravasam para o mar para evitar alagamentos, o que contribui para o surgimento da mancha.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.