Após dezenas de mulheres enfrentarem chuva e frio durante horas na fila para o mamógrafo móvel instalado na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, o Governo do estado decidiu prorrogar a realização dos exames no local até a próxima segunda. Nesta quinta-feira (20), pacientes chegaram no posto ainda de madrugada para tentar fazer os procedimentos.
A costureira Maria da Penha Aureliano de Oliveira, de 59 anos, conta que chegou ao local às 4h para realizar uma mamografia, mas mesmo assim não conseguiu garantir a senha para o procedimento.
O mamógrafo móvel chegou na Praia da Bandeira, no bairro Cocotá, na terça-feira (18). Os exames oferecidos são de mamografia e ultrassonografia nas seguintes modalidades: mamária, transvaginal, pélvica, tireoide e tireoide com doppler. Diariamente são oferecidas 70 senhas para cada serviço.
Com medo de não estar entre as contempladas, a doméstica Rita Cristina, de 54 anos, diz que entrou na fila a 1h e conseguiu a senha de número 4.
Inicialmente, o mamógrafo móvel ficaria na Ilha do Governador até este sábado (22), mas por causa da alta procura, a base vai continuar no local até a próxima segunda-feira (24). Para fazer os exames, as pacientes devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência, cartão do SUS e o pedido médico. As senhas são distribuídas por ordem de chegada e os procedimentos são feitos das 8h às 17h.
A iniciativa tem o objetivo de ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama e de outras doenças que atingem principalmente a população feminina. O câncer de mama é um dos que mais atingem as mulheres em todo o Brasil. Só no estado do Rio, foram registrados mais de 10 mil casos no ano passado, segundo o Instituto Nacional do Câncer.