Dos mais de 8 milhões de quilômetros quadrados de extensão do Brasil, apenas 46 mil são de áreas urbanizadas. O número corresponde a menos de 1% da área total do País. É o que aponta um levantamento divulgado nesta quarta-feira (23), pelo IBGE.
Segundo o Instituto, mais de 36% das áreas urbanas estão nos estados do Sudeste, com principal destaque para São Paulo, que detém mais da metade da área total brasileira. Em contrapartida, o Amapá é o estado com a menor área absoluta.
De acordo com o estudo, os municípios costeiros somam quase 20% do total de áreas urbanizadas do Brasil. No entanto, aqueles que estão na faixa de fronteira não ultrapassam os 10%. Além disso, a pesquisa apontou que, no interior do país, as áreas urbanizadas seguem as principais vias, como estradas e cursos de rios.
Para a gerente de observação da cobertura e uso da terra do IBGE, Manuela Alvarenga, o levantamento é um importante aliado na compreensão das mudanças territoriais no país.
Para o IBGE, são consideras áreas urbanas os espaços com aglomeração de residências, ruas e edificações, com proximidade que permita as relações de vizinhança.