
Mais de 70 alunos das escolas Firjan SESI participaram do Torneio Nacional de Robótica, que aconteceu em Brasília. A competição é realizada com cerca de dois mil jovens de todo Brasil e contou com a presença de equipes das unidades do Maracanã, Jacarepaguá, Barra Mansa, Barra do Piraí, São Gonçalo, Resende e Nova Friburgo.
Os integrantes da instituição construíram robôs tanto com peças de Lego como de portes industriais, com mais de 1,5 metros de altura. Os jovens integram o Festival SESI de Educação, que acontece neste sábado (15). Com idades entre nove e dezenove anos, eles vão disputar a etapa nacional classificatória que garante uma vaga no torneio mundial de robótica, em Houston, nos Estados Unidos. O evento acontece entre os dias 16 e 19 de abril.
As equipes participam de três categorias:
FIRST LEGO League Challenge (FLLC) - alunos de 9 a 15 anos das unidades Firjan SESI Maracanã, Barra Mansa e Barra do Piraí constroem robôs com peças Lego que devem cumprir uma série de atividades, além de criarem um projeto de inovação cujo tema este é a resolução de problemas no oceano
FIRST Tech Challenge (FTC) - estudantes do Ensino Médio da Firjan SESI Jacarepaguá e São Gonçalo constroem robôs semi-industriais de até 19kg
FIRST Robotics Competition (FRC) - conhecida como Olimpíada da Robótica, alunos do Ensino Médio de Jacarepaguá, Resende e Friburgo constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 55kg e têm mais de 1,5 metro de altura. Na FTC e FRC, eles precisam ainda elaborar um plano para democratizar o ensino da Robótica e buscar parcerias de empresas.
Para mais informações acesse: https://www.firjan.com.br/sesi/