BandNews FM Rio de Janeiro

Mais de 50% das estações do Metrô Rio não possuem banheiros públicos

Das 41 estações entre as linhas um, dois e quatro, 21 não possuem o serviço

Por Vinícius Calixto

Mais de 50% das estações do Metrô Rio não possuem banheiros públicos
Agência Brasil

Mais da metade das estações do Metrô Rio não possuem banheiros públicos. O levantamento feito pela reportagem da BandNews FM aponta que, das 41 estações entre as linhas um, dois e quatro, 21 não possuem o serviço. O número corresponde a 52%. Além disso, algumas estruturas estavam interditadas por causa de vandalismo.  

A reportagem percorreu o trajeto de cinquenta e sete quilômetros da malha metroviária em cada uma das estações e notou que, além da falta de sanitários na maioria das delas, o estado de conservação dos que estão funcionando é precário.  

As reclamações enviadas à Agetransp sobre a situação dos banheiros do metrô tiveram aumento de 28% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. As críticas são relacionadas à interdição, falta de manutenção, conservação ou limpeza.  

Nas estações Antero de Quental, no Leblon, Botafogo, Jardim da Alah e General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, os sanitários estavam fechados por causa de atos de vandalismo. A BandNews FM conversou com um funcionário do metrô, que teve a identidade preservada e a voz distorcida. Ele afirma que há grande demora para consertar os banheiros que apresentam problemas.  

Outro problema registrado pela reportagem foi o entupimento das privadas e pichações. As estações Pavuna, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto e Del Castilho, da linha dois, apresentaram os maiores problemas.  

Usuários reclamam da situação dos banheiros.  

O garçom César Campos vai do Engenho da Rainha, na Zona Norte, a Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul, todos os dias. Ele reclama que a passagem é muito cara para o serviço que oferece.  

Desde 2003, existe uma lei que obriga a instalação de banheiros públicos gratuitos nas estações de metrô, trens, barcas e rodoviárias sob pena de multa diária, que pode variar de 5 a 50 mil reais, para o caso de descumprimento das medidas.  

Procurada pela reportagem, a concessionária Metrô Rio afirmou que todas as estações entregues pelo governo estadual após 2003 contam com banheiros e que a concessionária realiza a limpeza constantemente e orienta que os passageiros fiquem atentos às normas e regras de segurança e utilização dos espaços. No entanto, não respondeu se há um planejamento para a instalação de banheiros nas estações que não contam com o espaço.

Sobre o aumento do número de reclamações no sistema metroviário do Rio, a Agetransp foi procurada....

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais