Mais de 5 milhões de celulares foram bloqueados no Estado do Rio nos quatro primeiros meses deste ano e de 2021 por causa de roubo, furto ou perda de aparelho. O número representa uma alta de mais de 400% em relação ao mesmo período dos anos de 2018 e 2019, antes da pandemia. O levantamento é da Agência Nacional de Telecomunicações.
Segundo o Instituto de Segurança Pública, mais de 11.600 furtos de telefones foram registrados de janeiro a maio deste ano no Estado do Rio. O número representa aumento de 147% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os roubos de aparelhos celular também são frequentes em regiões como Leme, parte de Copacabana, na Zona Sul, Maracanã, Praça da Bandeira e Tijuca, na Zona Norte, que apresentam alta de mais de 130% nesse tipo de crime nos cinco primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2021.
O presidente da Associação de Moradores de Copacabana, Horácio Magalhães, reclama da situação no bairro.
Uma ouvinte da BandNews FM, que teve a identidade preservada, conta que foi vítima de roubo em junho na Grande Tijuca e comenta sobre o policiamento na região.
Em nota, a Polícia Militar disse que, entre outras atribuições, as ações da Corporação estão voltadas para reduzir o indicador estratégico de roubo de rua, do qual faz parte o roubo de aparelho celular, por meio da ampliação do policiamento ostensivo e preventivo.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes