BandNews FM Rio de Janeiro

Mais da metade dos indígenas do Brasil vive na Amazônia Legal

Os dados são do Censo 2022 e foram divulgados pelo IBGE nesta segunda-feira (7)

Por Carlos Briggs

  • facebook
  • whatsapp
  • twitter
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Enquanto o Brasil quase dobrou o número de indígenas, o crescimento do total da população em geral foi de 6,5%. Os dados do IBGE, divulgados nesta segunda-feira (7), analisaram o intervalo de 2010 e 2022. Nesse período, o País teve um crescimento de 89% de pessoas que integram os povos originários.

Mais da metade dessa população vive na chamada Amazônia Legal. São cerca de 780 mil indígenas que moram na região formada pelos estados do Norte, Mato Grosso, no Centro-Oeste, além de parte do Maranhão, no Nordeste.

Sobre a população que vive em terras indígenas, a pesquisa também mostrou variação positiva: cresceu 16,01%, entre 2010 e 2022, passando a contar com mais 81.930 pessoas. De acordo com a responsável pelo Projeto e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, essa mudança representa um importante dado demográfico para o estudo.

Ainda segundo a pesquisa, houve aumento no número de Terras Indígenas, passando de 505 para 573 entre 2010 e 2022. A terra com maior número de habitantes indígenas é a Yanomami, no Amazonas e em Roraima, com pouco mais de 27 mil, ou 4,36% do total de pessoas em terras indígenas.

Ao todo, o Brasil conta com aproximadamente 1,7 milhão integrantes dessa população, o que representa 0,8% do total de habitantes do País.

Destaque para a região Norte, que concentra 44,48% da população indígena. Outros 31,22% estão no Nordeste. O Sul é a parte do Brasil com menos indígenas: 5,2% do total.

Entre os estados, o Amazonas é o que concentra a maior quantidade de povos originários com cerca de 30% do total. Apesar de ser apenas o quinto estado com maior número de residentes indígenas, Roraima é o que tem maior proporção dessa população entre o total de habitantes: 15,29%.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.