Uma tentativa de invasão ao Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, teria sido o motivo para o confronto entre traficantes rivais que aconteceu na madrugada desta terça-feira (23). Segundo relatos, criminosos do Complexo da Pedreira e de Acari, que são regiões dominadas pelo Terceiro Comando Puro, o TCP, estariam tentando invadir o Complexo do Chapadão, que é controlado pelo Comando Vermelho. A noite foi de intenso tiroteio, incluindo traçantes. Até mesmo drones estavam sendo utilizados por traficantes para monitorar a área.
Especialistas acreditam ainda que o confronto também possa ter sido uma espécie de 'recado' entre os rivais. Uma das possibilidades apontadas pelo coronel Robson Rodrigues, antropólogo e membro do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, seria em relação à operação policial realizada na última sexta-feira. Na ocasião, foram presos 17 criminosos do chamado "Complexo de Israel", que faz parte do TCP. O especialista acredita que o confronto também possa ter sido uma forma de mostrar força aos rivais apesar das prisões.
A guerra entre os Complexos da Pedreira e do Chapadão já dura décadas, mas neste ano os confrontos têm se intensificado. Dados do Fogo Cruzado apontam que o número de tiroteios no Chapadão quase dobrou. De janeiro a maio, foram pelo menos 21 tiroteios, enquanto no ano passado, nesse mesmo período, foram 13.
Segundo a Polícia Militar, não houve registros de mortos ou feridos durante o confronto da madrugada desta terça-feira (23), mas o policiamento foi reforçado na região de Costa Barros e da Pavuna.