Lula chega ao Rio nesta segunda-feira para primeira viagem de entrega de obras

Luiz Inácio Lula da Silva também participa da posse do novo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante

Por Mariana Albuquerque

Presidente Lula deve anunciar um programa de redução de filas de cirurgias
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na primeira viagem ao Rio de Janeiro como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva participa da posse do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira (6). A cerimônia está prevista para começar às 6 horas, na sede do banco, que fica no Centro do Rio. Também está prevista a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin. 

Esta também será a primeira viagem para entrega de obras do presidente. Após a posse, Lula participa da inauguração das unidades de oftalmologia e diagnóstico do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte. A Ministra da Saúde, Nisia Trindade, e o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, também vão estar presentes. 

De acordo com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Lula vai anunciar a retomada do planejamento e dos investimentos em Saúde, incluindo um programa de redução de filas de cirurgias. O ministro, pelas redes sociais, disse que o Governo está transferindo R$ 600 milhões aos estados para acelerar as cirurgias que ficaram represadas durante a pandemia.

No dia 13 de dezembro, o nome de Mercadante foi anunciado por Lula como o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Aloizio Mercadante, de 68 anos, foi ministro da Educação e da Casa Civil no Governo Dilma. 

O mercado financeiro não recebeu bem o nome de Mercadante. No dia 12, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, fechou o dia em queda. No dia seguinte, a tendência de queda foi mantida. A principal preocupação era que houvesse uma mudança na Lei das Estatais, o que facilitaria indicações de políticos para estatais. Isso porque o ex-ministro atuou na campanha de Lula e é presidente da Fundação Perseu Abramo, um órgão que assessora o PT. 

Em nota, a assessoria de Mercadante disse que a Lei das Estatais impede a nomeação de "participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado" e que Aloizio Mercadante "ocupa o cargo de presidente da Fundação Perseu Abramo, fundação que não faz parte da estrutura decisória do PT". A assessoria ainda disse que o ex-ministro tem doutorado em economia e não atuou em função remunerada na campanha de Lula, colaborando na elaboração do programa de governo sem "limitações da Lei das Estatais".

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.