O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o Rio de Janeiro não pode aparecer nas páginas do noticiário apenas por causa da violência. A declaração foi dada em agendas no estado nesta terça-feira (2). O presidente compareceu a uma cerimônia de anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, junto ao prefeito da cidade, Axel Grael, e ao governador do Rio, Cláudio Castro.
Durante a cerimônia, Lula reforçou o compromisso com os investimentos na indústria naval e disse que o Rio tem potencial para ser reconhecido pela indústria naval e pelo desempenho tecnológico.
Uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Niterói, a obra do Canal de São Lourenço promete ampliar o acesso a infraestrutura aquaviária no Complexo Industrial e Portuário de Niterói, além de gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
O Terminal Pesqueiro da região também vai ser revitalizado, por meio de um acordo para a municipalização do espaço. Após a conclusão da dragagem do Canal de São Lourenço, a intenção é que o terminal se torne um entreposto de pesca e que beneficie o setor marítimo, gerando emprego e renda.
Lula ainda afirmou que é importante investir no comércio interno.
Pela manhã, o presidente inaugurou o IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio, ao lado do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.)) O espaço de dez mil metros quadrados fica na Zona Portuária da cidade e vai abrigar também novas empresas de alta tecnologia, as startups.
Durante discurso, o presidente se definiu como "fanático por educação" e prometeu ainda mais investimentos no setor e na tecnologia e inovação do Rio.