O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirma que a operação de Garantia de Lei e da Ordem (GLO), no Rio de Janeiro e em São Paulo, tem o objetivo de tirar o poder do crime organizado. A declaração foi feita durante a edição desta terça-feira (7) do programa 'Conversa com o Presidente'.
Apesar de já ter negado a possibilidade da implantação de uma GLO no estado fluminense anteriormente, Lula destacou que foi criada uma ação específica para atuar em portos e aeroportos para impedir a entrada de drogas e armas.
Além disso, a Aeronáutica e o Exército também vão atuar na faixa da fronteira entre o Brasil e o Paraguai com o mesmo objetivo de enfraquecer o tráfico.
3700 militares das Forças Armadas vão atuar em toda a operação. No Rio, as ações com o apoio federal foram iniciadas nesta segunda (06).
Na entrevista, Lula ressaltou que as ações já foram combinadas com os governadores dos estados e garante que vão enfraquecer o crime organizado no país.
A ação de criminosos no Complexo da Maré, na Zona Norte, foi uma das principais questões que levaram ao pedido de ajuda do Rio ao Governo Federal na segurança pública, porém, a União não vai atuar na região.