Filas são formadas mesmo após prorrogação do prazo de atualização do CadÚnico

O procedimento é necessário para a garantia de acesso a programas sociais como o Auxílio Brasil

Por Marcus Sadok

O prazo terminaria nesta sexta-feira (14), mas foi estendido pelo Ministério da Cidadania
Alexandre Siqueira/TV Band

Mesmo com a prorrogação por mais 30 dias do prazo para atualização dos dados do Cadastro Único, cariocas formaram longas filas nos Centro de Referência da Assistência Social da cidade. O procedimento é necessário para a garantia de acesso a programas sociais como o Auxílio Brasil.

O prazo terminaria nesta sexta-feira (14), mas foi estendido pelo Ministério da Cidadania. Apenas as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as informações junto aos municípios.

Em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, muitos que precisavam atualizar ou fazer o cadastro pela primeira vez passaram a madrugada na fila. Idosas chegaram às 9 da noite de quinta-feira (13). O jeito foi levar roupa de cama.

Por volta das 4h30 da manhã, um tiroteio no Complexo da Maré, na Zona Norte, assustou quem estava na fila. Houve correria e confusão.

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também registrou filas longas e dificuldade de retirar senhas para atendimento.

A atualização cadastral é necessária para garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.