Levantamento do IBGE aponta recorde na produção de produtos agrícolas

Em relação a 2021, a média obteve aumento de 7,4%

Ryan Lobo

A área de coleta é 3,8% maior que do ano passado Divulgação/Governo Federal
A área de coleta é 3,8% maior que do ano passado
Divulgação/Governo Federal

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2022 deve totalizar o recorde de 271,9 milhões de toneladas, 7,4% acima da obtida no ano passado. O prognóstico é do mês de janeiro deste ano.  

Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgados nesta quinta-feira (10), pelo IBGE. A pesquisa aponta que que a área a ser colhida é de 71,2 milhões de hectares, 3,8% maior que a área colhida em 2021.

O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos deste grupo, somados, representam 93% da estimativa da produção e respondem por mais de 87% da área a ser colhida.  

Desses três principais produtos, somente o milho deve superar a produção de 2021, como explica o gerente de pesquisa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, Carlos Barradas.

Quando comparado com 2021, houve acréscimos de 5,8% na área do milho; de 7,2% na área do algodão herbáceo, e de 3,6% na da soja. Por outro lado, houve declínios de 0,9% na área do arroz e de 1,7% na área do trigo. 

Outro destaque é a produção de café, que deve ser 13,6% maior do que a do ano anterior. As duas espécies do grão, arábica e canéfora, devem somar 3,4 milhões de toneladas.

Mais notícias

Carregar mais