A Fundação Saúde fechou a contratação do laboratório Blessing Análises Clínicas para realizar os exames, que antes eram feitos pelo laboratório envolvido na contaminação por HIV de seis pacientes transplantados.
O contrato emergencial foi publicado em Diário Oficial nesta sexta-feira (1) e prevê o pagamento de R$ 11 milhões e 300 mil para a empresa. O Blessing vai ficar responsável pelas análises clínicas e de anatomia patológica para dez unidades de saúde estaduais. Os procedimentos da Central Estadual de Transplante vai seguir sob responsabilidade do Hemorio.
O laboratório foi o quarto colocado no pregão eletrônico vencido pela PCS LAB Salame e foi convidado para assumir os serviços após o segundo colocado ser reprovado durante avaliação técnica e o terceiro colocado não manifestar interesse em participar.
Segundo a Fundação Saúde, técnicos avaliaram a capacidade técnica do laboratório Blessing antes da contratação.
Entre 2022 e 2024, o laboratório já tinha recebido mais de R$ 6 milhões da Fundação Saúde sem licitação por serviços prestados ao Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, na Região Metropolitana.