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Justiça suspende limiar que estabelecia reembolso aos clientes da Hurb

A Justiça do Rio determina a realização de uma mediação entre o Hurb, o Ministério Público e o Instituto Brasileiro de Cidadania

Maria Eduarda Vieira, Daniel Henrique

Justiça suspende limiar que estabelecia reembolso aos clientes da Hurb
Divulgação

A Justiça do Rio determina a realização de uma mediação entre o Hurb, antigo Hotel Hurbano, o Ministério Público e o Instituto Brasileiro de Cidadania. Com isso, a liminar, que estabelecia que a empresa deveria realizar o reembolso ou ofertar outras viagens, está suspensa. A decisão foi tomada desta quinta-feira (20).

O diretor jurídico do Instituto, Gabriel de Britto Silva, explica que a nova medida considera a princípio a boa fé da companhia em reaver os prejuízos.

No ano passado, milhares de clientes perderam as viagens marcadas após diversos estabelecimentos cancelarem diária da plataforma alegando falta de pagamento.

A consultora de projetos, Roberta de Souza, comprou um pacote no ano passado para ir com a mãe aos Lençois Maranhenses, mas a viagem foi cancelada.

A viagem seria pra março de 2024. Acho que uns três meses que eu tava pagando, tava parcelado, simplesmente cancelou. Era um valor de R$ 330 do acumulado que eu já tinha pago. E até agora nada. Já abri vários protocolos de atendimento solicitando reembolso, mas eles fecham o protocolo sem respostas.

Quem também ficou no prejuízo foi a bancária Anna Carolina Cardoso, que comprou dois pacotes de viagens pelo Hurb, um para Disney, nos Estados Unidos, e outro para Curaçao, ilha caribenha, que teve o prazo estendido por conta da pandemia de Covid.

Eu tentei inúmeras vezes, mais de dez vezes. Iniciei a reserva, com confirmação, e aí colocava as três datas disponíveis, mas nunca consegui fazer a viagem. E aí a situação foi se agravando. Após várias tentativas administrativas, reclamação no Reclame Aqui, reclamação com a empresa, várias reclamações com várias respostas sem uma solução, eu entrei com processos judiciais. Nos dois processos eu tive ganho, porém eu não consegui receber o dinheiro. Porque o juiz deu o ganho, mas não estamos conseguindo que a empresa faça o pagamento.

Os consumidores que se habilitaram nas ações cíveis públicas devem aguardar os desdobramentos do procedimento de mediação.

Em nota, o Hurb afirmou que a proposta de mediação é mais um passo que a empresa dá com o intuito de estreitar o relacionamento com o consumidor e criar estratégias que atendam os clientes e a companhia.

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