A Justiça do Rio intimou o Ministério da Educação e as Secretarias Municipais e Estadual de Educação para a demonstração de interesse no acervo bibliográfico da UniverCidade. Os cidadãos também podem garantir o acesso aos livros.
Segundo a determinação, os livros devem ser doados para interessados nas obras, já que estavam abandonados na sede da antiga universidade, na Lagoa, Zona Sul do Rio.
O pedido foi feito pelo advogado imobiliário Gabriel de Britto em julho do ano passado, com o objetivo de evitar que os bens sejam desperdiçados. O local já foi vandalizado e vários desses livros estão expostos à deterioração em estado de abandono.
A demonstração de interesse nos livros deve ser feita através dos e-mails atendimento@cncadv.com.br e la@licksassociados.com.br
Assim como a Gama Filho, a UniverCidade foi descredenciada do Ministério da Educação em 2014. Dois anos depois, o grupo Galileo, que administrava as duas instituições de ensino, teve a falência decretada.
Em novembro de 2023, quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho foram implodidos para das lugar à uma área de lazer. Não há previsão de revitalização da UniverCidade.