Justiça do Rio condena ex-secretário de Obras por irregularidades

Hudson Braga ocupou o cargo nos governos de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão

Por Giovanna Faria

Justiça do Rio condena ex-secretário de Obras por irregularidades
Hudson Braga
Reprodução/ Redes Sociais

A Justiça do Rio condena o ex-secretário de Obras do Estado Hudson Braga por irregularidades na contratação de uma empresa em 2010. Outros dois servidores também foram culpados no processo. 

Hudson foi secretário nos governos de Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão.  

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, foram identificados pagamentos indevidos no valor de R$ 757 mil. A construtora Delta havia sido contratada de forma emergencial após fortes chuvas na cidade.  

O então secretário de obras do Rio de Janeiro foi condenado a sete anos e seis meses de reclusão, enquanto os dois servidores tiveram as penas fixadas em quatro anos e quatro meses e dois anos e seis meses de reclusão, além de multa. Ainda cabe recurso da sentença.

Ainda de acordo com a investigação do MPF, o valor total previsto para as obras era de R$ 11 milhões para que a empresa realizasse a pavimentação de 16 ruas e o desassoreamento do Valão dos Bois, que transbordou em função das chuvas e da falta de manutenção, além da recuperação de vias urbanas e da rede de drenagem.

No curso do processo, ficou comprovado o pagamento a mais por serviços que não foram prestados. Os serviços cuja prestação não foi comprovada consistiam na etapa de desassoreamento do Valão dos Bois, incluindo valores cobrados a título de administração local, manutenção do barracão de obras, dragagem e transporte de material dragado até o local de bota-fora.

O então secretário de obras autorizou os pagamentos com base em documentação assinada pelos dois servidores, o que motivou a condenação peculato.

Um ano depois da primeira contratação, novos contratos foram assinados com a mesma empresa - também mediante dispensa de licitação - para continuar as obras. A prática, segundo apontou o MPF, configura contratação irregular.

A BandNews FM tenta contato com a defesa de Hudson Braga e com a construtora Delta.

Mais notícias

Carregar mais