Justiça do Rio absolve ex-governador Pezão por improbidade administrativa

A decisão é do juiz Daniel Calafate Brito, da Terceira Vara de Fazenda Pública da Capital

Por Pedro Dobal

Justiça do Rio absolveu o ex-governador Luiz Fernando Pezão
Tomaz Silva/Agência Brasil

A Justiça do Rio absolve o ex-governador Luiz Fernando Pezão da acusação de improbidade administrativa durante obras de modernização da iluminação do estádio do Maracanã para a Olimpíada de 2016. A decisão é do juiz Daniel Calafate Brito, da Terceira Vara de Fazenda Pública da Capital.

O Ministério Público do Rio alegava que não havia necessidade de substituição do sistema de luzes anterior, que tinha sido instalado para a Copa do Mundo de 2014. A mudança custou quase R$ 3 milhões aos cofres públicos.

Apesar disso, a sentença afirma que não é possível comprovar o crime de improbidade administrativa e que Pezão apenas atendeu exigências do Comitê Olímpico Internacional.

(Segundo o magistrado, a empresa responsável pelas transmissões do evento considerou que a iluminação não era ideal e argumentou que novos refletores lançados em 2015 ampliariam a capacidade de exibição de replays em câmera lenta.

O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão.

Há duas semanas, a Justiça Federal também inocentou o ex-governador em outro processo relacionado à Operação Boca de Lobo, um dos desdobramentos da Operação Lava Jato. Ele era acusado de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Pezão chegou a ser preso em 2018, mas foi solto no ano seguinte, beneficiado por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.