Justiça determina que Hurb tem 48h para reembolsar clientes

Magistrado afirma que diversos dos negócios realizados não foram honrados pela empresa

Por Pedro Dobal

Milhares de clientes perderam as viagens marcadas
Divulgação/Web Summit

A Justiça do Rio dá um prazo de 48 horas para que o Hurb, o antigo Hotel Urbano, reembolse os clientes que tiveram pacotes de viagem cancelados. A liminar da 4ª Vara Empresarial da Capital é de terça-feira (4).

O juiz Paulo Assed Estefan estipulou o pagamento de multa de 10 mil reais para cada caso em que a determinação não for cumprida.

No texto, o magistrado afirma que diversos dos negócios realizados não foram honrados pela empresa, seja pela apresentação de dificuldades para marcação da viagem contratada, ou por irregularidades na liberação do reembolso.

A medida ocorre no âmbito de ações civis públicas movidas pelo Ministério Público e pelo Instituto Brasileiro de Cidadania.

O advogado especializado em direito do consumidor Gabriel de Britto Silva, que é diretor jurídico do instituto, orienta que os consumidores prejudicados voltem a entrar em contato com a empresa citando a nova decisão.

O consumidor que não teve a oferta cumprida deverá fazer contato com a Hurb, mencionar a decisão e requerer o reembolso ou o cumprimento da oferta. Embora a decisão tenha sido proferida pela Justiça do Rio, ela beneficia todos os consumidores do país. E os consumidores que já têm ação individual em face da Hurb deverão optar entre prosseguir com a sua ação individual ou se habilitar nas ações civis públicas, disse o advogado.

No ano passado, milhares de clientes perderam as viagens marcadas após diversos estabelecimentos cancelarem diária da plataforma alegando falta de pagamento.

A social media Evelyn Vaz tinha comprado um pacote para Maceió e pediu o reembolso em julho. Quase um ano depois, ela não recebeu o dinheiro de volta.

Eu já tinha até achado que eu tinha perdido esse dinheiro. Foi R$ 1.200, mascvamos ver também se eles vão cumprir com o combinado, porque não teve viagem e não teve o embolso. Foi a perda do dinheiro e do sonho. Seria a primeira viagem de avião da minha avó, e eles acabaram com isso, acabaram com esse sonho, mas realmente dá uma esperança, afirma ela.

A decisão da Justiça do Rio afirma que a empresa é obrigada a cumprir as viagens contratadas pelos clientes que não quiserem o reembolso. O juiz ainda negou um pedido de bloqueio de bens da companhia, com a justificativa de que os valores precisam ser usados para pagar os consumidores.

Em nota, o Hurb reconheceu os problemas enfrentados e disse que lamenta a frustração dos clientes impactados, mas não comenta processos judiciais em andamento. A empresa também disse que trabalha para normalizar as operações e garantiu que vai cumprir as viagens contratadas ou devolver o dinheiro. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.