Justiça determina que filho de Cabral seja transferido para Batalhão Especial

José Eduardo Cabral se entregou nesta quinta-feira (24), após ser considerado foragido

Por Amanda Oliveira

José Eduardo Cabral, o filho do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral
Reprodução/YouTube

A Justiça Federal determina que o filho do ex-governador Sérgio Cabral, José Eduardo Neves Cabral, seja transferido para o Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, mesmo local onde o pai está preso. A decisão acontece após um pedido da defesa de José. 

No entanto, a transferência só vai acontecer caso o empresário continue preso. Ele segue aguardando audiência de custódia no presídio José Frederico Marques, na Zona Norte.

Zé Cabral, como é chamado, se entregou à Polícia Federal, nesta quinta-feira (24), após ser considerado foragido da operação Smoke Free. Na manhã desta sexta-feira (25), mais um alvo da ação se entregou na sede da PF. Com isso, chega a 14 o número de presos. 

De acordo com as investigações, José Eduardo, era um dos chefes e integrava a quadrilha de venda ilegal de cigarros desde 2019. 

Segundo a PF, o filho do Cabral pagou propina a funcionários públicos e emitiu notas fiscais falsas, determinando à equipe de segurança a extorsão, ameaça e constrangimento de comerciantes para a vender a mercadoria do grupo. Além disso, ele teria enviado dinheiro ao exterior e dado ordem a outros integrantes de ocultar os valores provenientes da atividade criminosa. 

De acordo com as investigações, nos últimos três anos, os criminosos emitiram notas fiscais falsas para transmitir a mercadoria irregular em áreas dominadas por milicianos ou traficantes. Os suspeitos passaram a lavar dinheiro no Brasil e no exterior.

Procurada sobre a possível transferência, a defesa de José preferiu não se pronunciar.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.