Já estão no Rio o zagueiro Marlon Santos, ex-Fluminense, que joga atualmente pelo clube ucraniano Shaktar Donetsk, um dos principais do país, e o jogador Bruno Ernandes, que atua pelo Gornyak-Sport.
Os dois desembarcaram no Aeroporto Internacional Tom Jobim. O voo deles saiu da Romênia, fez escala em Paris, na França, e terminou no Rio. Entre a saída da Ucrânia até a chegada ao Brasil, foram praticamente três dias de muita tensão, como conta Marlon Santos.
Marlon chegou junto com a esposa, os filhos e a sogra, que estavam com ele em Kiev, capital da Ucrânia. O pai de Marlon, Silvano Barbosa, mal conseguiu descrever o que sentia e se emociona ao lembrar dos dias de preocupação.
Um vídeo gravado por Marlon e outros jogadores com as famílias pedindo orações e ajuda para sair da Ucrânia causou uma verdadeira comoção na Internet. O zagueiro relata os momentos de medo e terror que passaram em Kiev.
Já Bruno Ernandes morava em uma cidade que não foi atingida pelos ataques russos. Mas na região ele já percebia os efeitos da guerra, como o racionamento de comida e de combustíveis. Mesmo assim, o jogador diz que sentia muita aflição de que a qualquer momento algo pudesse acontecer.
A Ucrânia é alvo de ataques da Rússia desde a última quinta-feira (24).
Por conta da guerra, todos os jogos de futebol foram suspensos. Os clubes autorizaram os jogadores a atuarem por outras equipes pelo mundo, por empréstimo, até a situação ser normalizada no país.