Jean Paul Prates é demitido da presidência da Petrobras

Magda Chambriard deve ser anunciada como presidente da companhia.

Por Pedro DobalFernanda CaldasMyllena Vianna

Jean Paul Prates é demitido da presidência da Petrobras
Magda Chambriard
Antonio Cruz/Agência Brasil

A Petrobras deve anunciar o nome de Magda Chambriard como presidente da companhia após a demissão de Jean Paul Prates. O nome da ex-diretora geral da Agência Nacional do Petróleo foi divulgado pela empresa nesta terça-feira (14).

Prates foi demitido do cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é da colunista da BandNews FM, Mônica Bergamo.

Em uma nota divulgada pela estatal, a empresa afirmou que o pedido de encerramento do mandato foi feito por Prates e que o conselho de Administração da Petrobras precisa aprovar a saída do atual presidente. Ainda segundo a estatal, a indicação do nome de Magda vai ser submetido aos procedimentos internos do companhia.

Jean Paul Prates foi indicado ao cargo pelo presidente Lula em dezembro de 2022.

A saída do presidente ocorre um mês após a polêmica sobre a distribuição de dividendos extraordinários referentes ao ano de 2023.

Em abril, a Petrobras aprovou o pagamento de 50% dos dividendos extraordinários da companhia para os acionistas durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO). Ao todo, a remuneração dos acionistas é de 94 bilhões e segundo a estatal serão liberados 21,95 milhões, em duas parcelas iguais.

Na época, Jean Paul Prates chegou a ironizar as especulações sobre a possível saída dele da estatal.

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirmou que respeita a decisão do presidente Lula da Silva, seja ela qual for em relação ao comando da Petrobrás e agradeceu o relacionamento construtivo desenvolvido ao longo dos últimos anos com Jean Paul Prates.

Magda Chambriard é mestre em Engenharia Química e Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais