Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora a Semana da Mata Atlântica

Até o dia 4 de junho evento dedicado ao bioma reúne passeios guiados, exposições, atividades e cardápios especiais para os visitantes

Pedro Rodrigues*

O pau-brasil é uma das espécies presentes no arboreto do Jardim Botânico
Alexandre Machado/JBRJ

Até o dia 4 de junho o Jardim Botânico do Rio de Janeiro comemora a Semana da Mata Atlântica. O evento, dedicado ao bioma que possui a maior biodiversidade conhecida no país, reúne passeios guiados, exposições, atividades e cardápios especiais para os visitantes.

A iniciativa busca transmitir conhecimento sobre esse patrimônio natural do Brasil, seus serviços ecossistêmicos, as características de suas principais espécies e como podemos ajudar a conservar o bioma que hoje tem apenas 12,4% de sua vegetação original.

Os visitantes terão contato com as 27 espécies de Mata Atlântica presentes no arboreto, entre elas o pau-brasil, o palmiteiro e o jequitibá-rosa. As atividades são gratuitas - já inclusas no ingresso - e a programação completa você confere abaixo:

PROGRAMAÇÃO

Todos os dias, de 29/5 a 4/6
- Cardápio especial no restaurante Green Garden.

Domingo, 29/5
- Trilha da Mata Atlântica guiada pela equipe do Centro de Visitantes – às 10h. Ponto de encontro: Centro de Visitantes. Inscrições pelo telefone (21) 3874-1808 ou cvis@jbrj.gv.br
 

De segunda a sexta-feira, 30/5 a 3/6
- Catálogos da exposição “Mata Atlântica – Ciência e Arte” disponibilizados na Trilha da Mata Atlântica, ao longo do dia.

De segunda a domingo, 30/5 a 4/6
- Pau-brasil: a jóia da Mata Atlântica – exposição e exibição de filme no saguão do Herbário – das 8h às 17h.

Segunda-feira, 30/5
- Frutos da Mata Atlântica – às 10h e às 15h, no saguão do Herbário.
- Pau-brasil: a jóia da Mata Atlântica – conversa com pesquisadores e visita guiada ao Arboreto – às 10h e às 15h. Ponto de encontro: saguão do Herbário.
- Circuito da Fauna – das 13h30 às 14h30. Ponto de encontro: Centro de Visitantes.

Terca-feira, 31/5
- Trilha da Mata Atlântica guiada pelo pesquisador Marcus Nadruz – às 10h. Ponto de encontro: Centro de Visitantes. Inscrições pelo telefone (21) 3874-1808 ou cvis@jbrj.gv.br
- Conservando o palmito da Mata Atlântica: educando e inspirando novas gerações: conversa com pesquisadores, plantio e medição de mudas no Arboreto – das 9h30 às 11h30. Ponto de encontro: saguão do Herbário.
- Reconectando pessoas e plantas medicinais da Mata Atlântica: roda de conversa com especialistas e visita guiada na Coleção Temática de Plantas Medicinais – das 11h30 às 13h30.
- Soltura de Tiriba (ave) no Arboreto – na aléia das Palmeiras, às 14h30.

Quinta-feira, 2/6
- Trilha da Mata Atlântica e conversa sobre Plantas da Mata Atlântica no paisagismo de jardins tropicais, com os pesquisadores Marcus Nadruz e Claudio Nicoletti de Fraga – às 10h. Ponto de encontro: Centro de Visitantes. Inscrições pelo telefone (21) 3874-1808 ou cvis@jbrj.gv.br
- Conservando o palmito da Mata Atlântica: educando e inspirando novas gerações: conversa com pesquisadores, plantio e medição de mudas no Arboreto – das 9h30 às 11h30. Ponto de encontro: saguão do Herbário.
- Palmitos fantásticos e onde habitam – das 9h às 12h e das 14h às 17h. Local: Centro de Responsabilidade Socioambiental. Necessário agendamento pelo telefone: (21) 3204-2886.

Sexta-feira, 3/6
- Caça ao tesouro no Caminho da Mata Atlântica - às 10h. Ponto de encontro: Centro de Visitantes.
- Palmitos fantásticos e onde habitam – das 9h às 12h e das 14h às 17h. Local: Centro de Responsabilidade Socioambiental. Necessário agendamento pelo telefone: (21) 3204-2886.

Sábado, 4/6
- Trilha da Mata Atlântica e conversa sobre Plantas da Mata Atlântica no paisagismo de jardins tropicais, com o pesquisador Claudio Nicoletti de Fraga – às 10h. Ponto de encontro: Centro de Visitantes. Inscrições pelo telefone (21) 3874-1808 ou cvis@jbrj.gv.br
- Frutos da Mata Atlântica – às 10h, no saguão do Herbário.
- Caça ao tesouro no Caminho da Mata Atlântica - às 11h. Ponto de encontro: Centro de Visitantes.
 

*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.