Itens para transplantes são transportados gratuitamente por empresas aéreas

A informação faz parte de um levantamento da Central Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde

Por Gustavo Sleman

Itens para transplantes são transportados gratuitamente por empresas aéreas
Transplante de órgãos
Reprodução/Ministério da Saúde

Mais de 62 mil itens para transplantes foram transportados gratuitamente por empresas aéreas brasileiras de 2014 a agosto deste ano. O número engloba órgãos, tecidos e outros materiais. A informação faz parte de um levantamento da Central Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.

O período leva em conta o início do 'Programa Asas do Bem', iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação e do transporte gratuito de órgãos pelas companhias.

De acordo com o estudo, somente no acumulado dos oito primeiros meses de 2023, o total de itens levados gratuitamente pelas empresas áreas chega a 3,8 mil. Se for levado em consideração o transporte realizado por meio da Força Aérea Brasileira, companhias internacionais e outros tipos de transporte, o total parcial do ano chega a 5,1 mil itens.

No Rio de Janeiro, a cada dez doações de órgãos no estado, em 2023, quatro tiveram a ajuda de helicópteros. Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde mostrou que, de janeiro a agosto, a Superintendência de Operações Aéreas foi acionada 111 vezes para apoiar as equipes do programa 'RJ Transplantes'. 

O número representa 42% das 263 doações de órgãos registradas no mesmo período.

Mais notícias

Carregar mais