Mais de 62 mil itens para transplantes foram transportados gratuitamente por empresas aéreas brasileiras de 2014 a agosto deste ano. O número engloba órgãos, tecidos e outros materiais. A informação faz parte de um levantamento da Central Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.
O período leva em conta o início do 'Programa Asas do Bem', iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação e do transporte gratuito de órgãos pelas companhias.
De acordo com o estudo, somente no acumulado dos oito primeiros meses de 2023, o total de itens levados gratuitamente pelas empresas áreas chega a 3,8 mil. Se for levado em consideração o transporte realizado por meio da Força Aérea Brasileira, companhias internacionais e outros tipos de transporte, o total parcial do ano chega a 5,1 mil itens.
No Rio de Janeiro, a cada dez doações de órgãos no estado, em 2023, quatro tiveram a ajuda de helicópteros. Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde mostrou que, de janeiro a agosto, a Superintendência de Operações Aéreas foi acionada 111 vezes para apoiar as equipes do programa 'RJ Transplantes'.
O número representa 42% das 263 doações de órgãos registradas no mesmo período.